top of page
8.png

PROGRAMA.

Línguas Estrangeiras

Proposta do Programa

 

Implementar com excelência o PROGRAMA, compreendendo a execução das ações, o cumprimento das metas, o atendimento aos objetivos propostos, o desenvolvimento dos conteúdos, a organização das estratégias, a gestão dos recursos humanos e materiais, com a missão de promover a educação, a inclusão social, sempre respeitando o Plano de  Trabalho estabelecido em parceria com as instituições públicas ou privadas.

Princípios  do Programa

 

O aprendizado de uma língua estrangeira é importante por várias razões, tanto a nível pessoal como profissional e cultural. Ter competências linguísticas abre portas no mercado de trabalho, especialmente em áreas como turismo, negócios internacionais, tradução, ensino e diplomacia.

Aprender uma nova língua permite compreender melhor a literatura, música, cinema e tradições de outros países, promovendo uma visão mais rica e diversificada do mundo, além disso estudos mostram que o bilinguismo melhora a memória, a concentração, a capacidade de resolução de problemas e até atrasa o aparecimento de doenças neurodegenerativas. As conexões sociais são ampliadas permitindo fazer amizades com pessoas de diferentes países, promovendo empatia e compreensão intercultural.

O crescimento pessoal é indiscutível porque desafia a mente, aumenta a autoconfiança e estimula a persistência e a autodisciplina. Permite o acesso a fontes em diferentes línguas enriquecendo a aprendizagem acadêmica e facilitando o acesso a universidades e centros de investigação internacionais. Num mundo cada vez mais globalizado, saber comunicar em várias línguas é uma competência chave para a cidadania global.

Objetivos Gerais  do Programa

 

Estabelecer o estudo de línguas estrangeiras, afim de possibilitar que os cidadãos tenham acesso ao idioma e beneficiar-se das oportunidades que essa habilidade pode proporcionar, como valorização profissional, realização pessoal, desenvolvimento cognitivo, social e emocional, podendo este conhecimento ser utilizado para alavancar a economia local, no que tange o atendimento dos profissionais do turismo, ou demais interessados, já que tal competência agrega valor ao perfil profissional dos indivíduos participantes.

  • Proporcionar a disseminação cultural, dos países estrangeiros falantes dos idiomas do Programa.

  • Estudar Francês, Inglês ou Espanhol pode ampliar as possibilidades dos habitantes com melhores oportunidades, seja no âmbito profissional ou pessoal.

  • Provocar curiosidade e afeição pelo idioma, a fim de que o estudante continue estudando, mesmo fora do ambiente escolar.

  • Utilizar o idioma como uma forma de comunicação, além de poder utilizá-la para leitura de maior variedade de materiais escritos, jogos, internet, não só na infância, mas para o resto da vida.

  • A economia local poderia ser beneficiada, já que com uma melhor comunicação entre turistas de diversos lugares do mundo e profissionais do turismo, seria facilitado pelo uso dos idiomas estrangeiros.

  • Ficará evidente à população que existe uma preocupação em oferecer melhores condições de trabalho, contribuindo com conhecimento, ferramenta essa que será levada para o resto da vida.

  • O networking pode ser mais abrangente e variado, já que um contato com o idioma, mesmo que em nível básico, já proporciona formas variadas de comunicação.

Contexto do Programa

 

INGLÊS

Considerando os dias atuais, onde a globalização é a “integração crescente de todos os mercados (financeiros, de produtos, serviços e mão-de-obra), bem como dos meios de comunicação e de transportes de todos os países do planeta” (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p. 504 apud FREIRE 2009, p. 7), o Inglês possui relevância significativa, no que se refere à eficiência na comunicação com diferentes públicos, de origens distintas.

Com um mundo mais conectado do que nunca, o Inglês é considerado uma língua franca. Cabe ressaltar ainda, que aprender uma língua é altamente benéfico em termos acadêmicos, profissionais, pessoais e cognitivos, na medida em que potencializa, por exemplo, a percepção cultural e as habilidades linguísticas de uma pessoa. Aprender um novo idioma, pode proporcionar uma imensidão de oportunidades no quesito profissional, além de também, resultar em uma satisfação pessoal inigualável.

Os cidadãos poderão vivenciar uma metodologia ativa de ensino, onde o participante assume um papel protagonista durante as aulas, o que repercute em momentos de aprendizagem efetiva. Além do aprendizado no idioma, que pode proporcionar mais facilidade no dia a dia do trabalhador, a satisfação em conseguir comunicar-se sem frustrações e complicações, trará ao ambiente profissional mais leveza e sensação de realização, destacando que o aprendizado do Inglês, também amplia as possibilidades de interação social, já que viabiliza a comunicação entre falantes de diferentes países, de todo o mundo.

 

FRANCÊS

Aprender a Língua Francesa propicia a interação entre povos que, historicamente, mantêm relações políticas, econômicas, sociais e culturais, contribuindo na criação de novas formas de engajamento e participação dos cidadãos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez menos longínquas e isoladas.

Assim, a oferta da Língua Francesa possibilita o acesso aos saberes linguísticos necessários ao engajamento e à participação, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos. É esse caráter formativo que inscreve a aprendizagem da Língua Francesa em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica, na qual as dimensões pedagógicas e políticas estão intrinsecamente ligadas, atendendo de forma concomitante, ao Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas (2001), garantindo seu equilíbrio e bases teóricas alinhados aos documentos nacionais e internacionais que versam sobre o ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

ESPANHOL

O Espanhol, assim como o Inglês, pode exercer um papel de extrema importância na eficiência da comunicação com turistas de diferentes países, bem como uma facilitação durante uma viagem internacional. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar além do aprendizado no idioma, uma imersão cultural durante os encontros.

Levando-se em conta que o Brasil faz fronteiras com países falantes do idioma, como Uruguai e Argentina, a proximidade geográfica traz mais um motivo irrefutável para o início nos estudos, que pode facilitar a interação com os turistas e alavancar a economia.

Aprender Espanhol pode ampliar suas opções de lazer e turismo, pois muitos turistas de países de língua Espanhola visitam a região. Pontuando mais razões para proporcionar o estudo, aprender uma segunda língua, como o Espanhol, pode melhorar as habilidades cognitivas, como memória, resolução de problemas e pensamento crítico, tornando o participante um aprendiz mais eficaz em geral. Salientamos ainda que, para um desenvolvimento pessoal, superar o desafio de aprender uma nova língua é uma conquista pessoal significativa que pode aumentar a autoestima e confiança. Todos esses benefícios unidos, resultam em profissionais mais qualificados para o atendimento ao público turista, primordial para a economia local, além de ser uma oportunidade para àqueles que querem mais valorização profissional.

No Brasil, o Espanhol é uma das línguas mais valorizadas no mercado de trabalho, perdendo apenas para o Inglês. Por causa disso, adquirir a fluência também é importante no sentido de possibilitar a comunicação com populações de grandes países como Espanha, Colômbia, México, Peru, Argentina e outros, afinal, o Espanhol é o idioma oficial do Mercosul.

Além disso, uma das maiores motivações das pessoas para aprender esse idioma é a valorização do currículo profissional.

Considerações Finais

 

O desenvolvimento do Programa pretende o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, digitais, linguísticas, sociais, cognitivas e culturais, com a mediação de profissionais especializados, para a promoção do aprendizado efetivo, inclusão, crescimento pessoal e profissional. Portanto, os benefícios são inúmeros, visto que a nossa grande missão é atender aos interesses e expectativas dos envolvidos, com ações diferenciadas, inovadoras e humanizadoras que respeitem os tempos, os espaços e as peculiaridades de seu público e, principalmente, que não se feche como única ação educativa. O desenvolvimento das ações pretende atender tal ideal e tal demanda, exigindo o acompanhamento sistemático das ações, de tal forma que possam proporcionar aos participantes, teoria e prática, conhecimento imbuído de experiência, saber “saberes” e saber “fazeres”, os quais se transformarão na práxis capaz de possibilitar a eles a competência e as referências para atuarem no mundo como cidadãos.

ATIVIDADES.

ACT NOW!

Protecting the World’s Most Endangered Species

Fale Conosco

Duvidas ou informações utilize o formulário abaixo, ou se preferir o e-mail / telefone ao lado.

* Não enviar currículo por este canal, utilizar o Trabalhe Conosco

Assunto / Setor
PARCERIAS C/ A ODIN
NOVOS PROJETOS / PREFEITURAS
NOVOS PROJETOS / SETOR PRIVADO
EDUCAÇAO ESPECIAL E INCLUSIVA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
PRIMEIRA INFÂNCIA
OUTROS ASSUNTOS

ENDEREÇO DA SEDE:

Rua Milton Ferreira Franco 15 - Parque Rodrigo Barreto, Arujá/SP CEP:07417-1608

+55 11 977040117

WhatsApp:

  • Facebook logo
Facebook
YouTube
  • Youtube logo
Logo Vertical_edited.png

© 2025 criado e desenvolvido por Vollume Comunicação & Marketing.

bottom of page